Prefeitura apresenta proposta de transferência de equipamentos olímpicos para a Zona Portuária


RIO 2016


Maquete do projeto foi apresentada aos membros do Comitê Olímpico Internacional

18/05/2010 - Prefeitura

J.P. EngelbrechtA Prefeitura do Rio apresentou, em reunião no Hotel Sheraton da Barra, a proposta de transferir da Barra da Tijuca para a Zona Portuária alguns equipamentos dos Jogos Olímpicos de 2016. Uma grande maquete mostrando as novas áreas para onde o Município propõe implantar a Vila de Mídia e o Centro de Mídia foi mostrada nesta terça-feira aos membros da Comitê Olímpico Internacional (COI) que formam a comissão de Coordenação dos Jogos Rio 2016. O grupo é presidido pela marroquina Nawal El Moutawakel.

No encontro, também foi apresentado o andamento de vários projetos e dos compromissos assumidos, entre eles a criação da Autoridade Pública Olímpica, e as obras relacionadas à melhoria da infraestrutura urbana - os corredores de BRTs TransOlímpica, TransCarioca, TransOeste e a revitalização da Zona Portuária.

J.P. EngelbrechtDe acordo com o prefeito Eduardo Paes, a proposta de transferência da Vila de Mídia e do Centro de Mídia para a região do Porto será analisada pelos 18 representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) que formam a Comissão. O prefeito disse ter certeza de que a decisão deles será a melhor para a cidade do Rio de Janeiro.

- A Prefeitura apresentou uma proposta e agora temos que aguardar a posição do COI. Entendemos que há uma boa vontade da parte deles em avaliar a sugestão porque eles têm a preocupação em deixar um legado nas cidades-sede dos Jogos. E o que a Prefeitura está apresentando é uma possibilidade de levar benefícios para uma área da cidade que precisa ser revitalizada.  Em nenhum momento a cidade do Rio de Janeiro vai deixar de cumprir com aquilo que assumiu durante a campanha. O que apesentamos foi uma adaptação, mas o COI é quem vai decidir - explicou o prefeito, detalhando a maquete apresentada na reunião.

- A maquete mostra o projeto da Vila de Mídia no entorno da Avenida Francisco Bicalho, em áreas que já pertencem à prefeitura – afirmou Paes.

Participaram da reunião o prefeito Eduardo Paes; o governador Sérgio Cabral; o ministro dos Esportes, Orlando Silva; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; e ainda outros representantes da Prefeitura, dos governos estadual e federal e do Comitê Rio 2016.

Ao final da reunião, o governador Sérgio Cabral fez uma avaliação positiva do encontro:

- Estamos no caminho correto, com a criação da Autoridade Pública Olímpica; as licitações que o prefeito Eduardo Paes colocou na rua em relação aos BRTs; a linha 4 do Metrô, que está em progresso; além dos investimentos em saneamento básico na Barra e Jacarepaguá e a questão da segurança – afirmou Cabral.

Até quinta-feira, dia 20, a equipe do COI vai discutir a estrutura organizacional e governamental dos Jogos, a atualização dos projetos e obras já em curso e a programação para os próximos anos. Nesta quarta-feira, a Comissão do COI visitará as instalações esportivas já existentes na cidade, que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos de 2016.

Texto: Juliana Romar e Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht