Edifício 'retrofitado' é vendido por R$ 94 milhões


Jornal do Commercio, 28/jun
A incorporadora BNCorp vendeu seu empreendimento de estreia na cidade do Rio de Janeiro, o Rio Branco 115, por R$ 94,1 milhões, após uma deforma (retrofit) que modernizou suas instalações e fachadas. O edifício foi comprado pela BR Properties, sociedade de controle privado dedicada principalmente à aquisição, administração, desenvolvimento e locação de imóveis comerciais no Brasil.
A previsão era de que o edifício fosse para locação de escritórios comerciais, mas o cenário extremamente aquecido do mercado do Centro do Rio fez com que a venda do prédio ocorresse cinco meses antes do término das obras. A venda antecipada confirmou as expectativas da BNCorp no Rio.
"O Centro do Rio foi escolhido para a nossa entrada no mercado carioca por estar no meio de um processo intenso de revalorização. Em um período tão curto, recebemos uma proposta irrecusável e optamos pela venda do prédio", destacou o chief financial officer (CFO) da BNCorp, César Worms, que considerou positivo o resultado obtido pelo primeiro empreendimento. A empresa informou que pretende realizar outras aquisições no Rio de Janeiro e já está avaliando novas oportunidades de negócio na cidade.
Adquirido pela incorporadora em outubro de 2008, o Rio Branco 115 passou por um processo de retrofit que transformou seu interior e fachadas em padrão AAA, preservando as referências arquitetônicas originais. Um dos principais atributos do empreendimento é a tecnologia para os sistemas de infraestrutura e de segurança, e a decoração, assinada pelo escritório índio da Costa. A previsão de entrega é para outubro deste ano.
A BR Properties adquiriu do 3o ao 22° andares do Rio Branco 115, o que representa 85,1% da área total do edifício ou 11.344 metros quadrados de área bruta locável (ABL). O Edifício está localizado na avenida Rio Branco, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, onde a empresa possui outros seis imóveis. Com a nova aquisição a BR Properties passa a ter 880.151 m2 de ABL em seu portfólio.
A BNCorp foi criada em 2008, como uma sociedade entre a incorporadora e construtora Bueno Netto e o Bank of America Merrill Lynch e MaxCap. É a única incorporadora no mercado especializada no planejamento e desenvolvimento de escritórios comerciais e corporativos de uso misto.