Rio tem novo recorde de frio: 13,2 graus esta madrugada no Alto da Boa Vista


Plantão | Publicada em 03/06/2010 às 17h05m
O Globo - 03/06/2010
RIO - A madrugada desta quinta-feira foi a mais fria de 2010 na cidade do Rio: a temperatura mínima no Alto da Vista foi de 13,2 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 13,9 graus, no dia 13 de maio.
O frio foi sentido até mesmo em bairros mais baixos. Copacabana, por exemplo, teve mínima de 19,1 graus e Jacarepaguá, de 18,5 graus. O mar permaneceu agitado. Já em Teresópolis, na Região Serrana, foram regsitrados 11,8 graus.
De acordo com o Climatempo, o Rio de Janeiro teve um duplo recorde de frio em dois dias, pois a tarde de terça-feira foi a mais fria na cidade. A temperatura máxima na Praça Mauá foi de 21,4 graus em Realengo, na Zona Oeste.
O Climatempo explica que a acentuada queda da temperatura observada esta semana foi o provocada pelo efeito combinado da entrada de uma forte massa polar sobre a cidade, o céu nublado, a chuva e ventos moderados constantes.
"O feriado de Corpus Christi foi marcado por muitas nuvens na capital fluminense, mas quase sem chuva. Houve um ligeiro aquecimento, mas a temperatura máxima foi de apenas 26,2 graus na Praça Mauá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia", diz nota do Climatempo.
Para esta sexta-feira, a previsão é de diminuição da nebulosidade no Rio, fazendo com que os cariocas tenham períodos com sol. A temperatura pode chegar aos 30 graus. Mas essa elevação de temperatura não será por muito tempo: outra frente fria está prevista para o fim de semana, e os termômetros voltarão a despencar no domingo, com chuva e vento forte.