Imóveis na Zona Portuária poderão ser desapropriados

REVITALIZAÇÃO


Publicada em 29/07/2010 às 23h04m
O Globo - 29/07/2010
    RIO - O prefeito Eduardo Paes disse, nesta quarta-feira, que o município poderá adotar medidas extremas para evitar a especulação imobiliária com terrenos da Zona Portuária do Rio, como antecipou a coluna Negócios & CIA, do GLOBO, ontem. As providências poderão ir desde a desapropriação dos imóveis à aplicação de mecanismos previstos no Estatuto das Cidades, como o IPTU progressivo, que será regulamentado pelo novo Plano Diretor, em discussão na Câmara de Vereadores.
    - Ganhar dinheiro faz parte da vida. Mas o proprietário que achar que ficará deitado em berço esplêndido sem fazer nada poderá ter a área desapropriada. Nós já viabilizamos a infra-estrutura necessária para recuperar a Zona Portuária. Mas a gente quer que sejam construídos prédios residenciais e escritórios - disse o prefeito, durante a inauguração das reformas da Vila Olímpica Carlos Castilho, no Morro do Alemão.
    Também nesta quinta, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp) lançou o edital de licitação para que uma empresa, dentro de uma Parceria Público-Privada, seja responsável pela implantação e manutenção de toda a infra-estrutura da região durante 15 anos . A concessionária ficará responsável inclusive pela demolição do Elevado da Perimetral e transformação da Avenida Rodrigues Alves em uma nova via expressa da cidade.
    O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, ressaltou que este modelo de parceria é inédito no país. Ele acrescentou que, na avaliação das ofertas, em setembro, um dos critérios da comissão de licitação será verificar propostas que aproveitem a mão de obra local na execução do projeto, de forma a aumentar a renda dos moradores.