COI vai analisar o projeto de duplicação da Avenida Niemeyer

RIO 2016


Publicada em 10/08/2010 às 23h08m
O Globo - 10/08/2010
    RIO - O prefeito Eduardo Paes disse, nesta terça-feira, que vai apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o projeto de duplicação da Avenida Niemeyer , antes de bater o martelo se a obra será mesmo executada para os Jogos Olímpicos de 2016. O projeto será apresentado em setembro, quando o Comitê Supervisor do COI para as Olimpíadas do Rio estará na cidade para uma nova inspeção do andamento dos preparativos.
    A secretaria municipal de Obras ainda está detalhando o projeto que, se tiver o aval do COI, seria licitado até o fim do ano. A ideia seria construir duas novas faixas projetadas em direção ao mar, com uma ciclovia separando as faixas existentes das novas.
    O projeto começou a ser desenvolvido após a prefeitura desistir de criar uma novo corredor de ônibus articulados (BRTs) ligando a Barra da Tijuca à Zona Sul, como estava previsto no caderno de encargos da candidatura entregue ao COI. A decisão foi tomada para que o novo sistema não concorresse com a Linha 4 do Metrô, em construção pelo Estado. O COI aceitou a mudança, mas exigiu que a prefeitura tivesse mais uma alternativa viária.