Rock in Rio 2011: Eduardo Paes e Roberto Medina anunciam criação do Parque Olímpico Cidade do Rock

Festival


Publicada em 16/08/2010 às 18h03m
Luiz Ernesto Magalhães

Eduardo Paes e Roberto Medina anunciatam criação do Parque Olímpico Cidade do Rock. Foto de edro Kirilos /Agência O Globo
RIO - O prefeito Eduardo Paes e o empresário Roberto Medina anunciaram nesta segunda-feira a criação do Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca. O local, uma nova área para a realização de grandes eventos na cidade, será inaugurado em 23 de setembro de 2011, com uma nova edição do Rock in Rio . Esta será a decima edição do evento, sendo a quarta no Rio. O festival já teve quatro edições em Portugal e duas na Espanha. O evento será realizado de 23 a 25 de setembro e de 30 de setembro a 2 de outubro de 2011.
(Veja o mapa completo do Rock in Rio 4)
(Opine: que artistas você gostaria de ver no Rock in Rio 4?) O acordo com a prefeitura prevê a realização de pelo menos três edições do evento nesta área, em 2011, em 2013 e 2015. O espaço também já é um legado dos Jogos Olímpicos de 2016, já que a área, às margens das lagoas da Barra, será usada para o lazer dos atletas que participarão da competição. O terreno está sendo desapropriado pela prefeitura, que fará obras de urbanização no local, cujo custo estimado é de R$ 40 milhões.
O secretário municipal de obras, Alexandre Pinto, estima que os trabalhos levarão cerca de oito meses. Parte do aterro que será usado na preparação do terreno virá de material a ser drenado das próprias lagoas. O grupo responsável pelo Rock in Rio montará a infraestrutura necessária para adequar a área para eventos.
A previsão é que evento tenha 108 atrações. Foto de Pedro Kirilos /Agência O Globo O terreno tem capacidade para até 150 mil expectadores, mas o Rock in Rio irá trabalhar com uma lotação de até 120 mil pessoas. A expectativa é que 600 mil assistam ao evento. Serão montados um palco principal e as tendas Eletrônica e Sunset. Haverá ainda parque de diversões, com tirolesa, roda gigante e um kabum. O empresário Roberto Medina disse que o valor do ingressos deve ficar entre R$ 180, a inteira. As atrações ainda não estão fechadas, mas ele sonha em trazer Shakira, Lady Gaga, Iron Maden, Guns n' Roses e Radiohead. Por dia serão 14 de horas de evento. Fora das datas de realização do festival, o espaço será administrado pela RioTur. O secretário municipal de turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, destacou que a cidade ganha uma grande área de eventos, que hoje não dispõe, já que a capacidade de áreas como o Sambódromo é bem inferior. O prefeito Eduardo Paes afirmou que a realização do evento em setembro é estratégica para atrair movimento para a cidade em uma época em que o Rio não tem tantas atrações.
Leia mais:
Rock in Rio 4 terá 108 atrações e Medina sonha com Shakira e Radiohead