Paes anuncia corredor expresso de ônibus na Avenida Brasil

Publicada em 03/09/2010 às 18h56m - O Globo
Luiz Ernesto Magalhães O prefeito Eduardo Paes se apresenta no seminário Projeto Rio Cidade Sede. Foto: Gustavo Stephan - O Globo
RIO - O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta sexta-feira, que a prefeitura está concluindo os estudos para a implantação de um novo corredor de BRT (Bus Rapid Transit, corredor expresso de ônibus segregado do tráfego normal) na Avenida Brasil. O projeto está sendo desenvolvido com a consultoria do arquiteto Jaime Lerner e prevê a construção de novas pistas laterais na Avenida Brasil, na altura da Zona Oeste. O corredor será implantado desde o Caju, na Zona Norte, até Santa Cruz, na Zona Oeste. A afirmação foi feita durante o seminário Projeto Rio Cidade Sede, que está sendo realizado no Hotel Pestana, em Copacabana.
Paes acrescentou que o BRT Transoeste, que ligará a Barra da Tijuca a Guaratiba, será o primeiro a ser concluído. A expectativa é a de que ele seja inaugurado até meados de 2012. Segundo Paes, a conclusão do processo de licitação dos ônibus e a implantação do bilhete único criam as condições necessárias para tirar os BRTs do papel.
Sobre a Transoeste, o prefeito informou que as detonações na Serra da Grota Funda, para a abertura do novo túnel, devem começar na próxima semana.
" Os empresários têm que qualificar a hotelaria. Somos o quinto destino mais caro do mundo "

O prefeito detalhou também outros investimentos que deixarão legados para a cidade por conta dos Jogos Olímpicos. Isso inclui a Zona Portuária, que receberá parte das instalações não esportivas, e o projeto Morar Carioca, responsável por urbanizar todas as favelas até 2020. Há também o Pacote Olímpico encaminhado à Câmara de Vereadores, que prevê, entre outros projetos, incentivos para a rede hoteleira. Paes reclamou dos preços cobrados no setor hoteleiro.
- Os empresários têm que qualificar a hotelaria. Somos o quinto destino mais caro do mundo - disse.
Prefeitura e BNDES fecham empréstimo para corredor de ônibus Barra-AeroportoDurante o seminário, o prefeito disse, ainda, que fechou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) os detalhes para o empréstimo que vai viabilizar a implantação do corredor expresso de ônibus Transcarioca (Barra da Tijuca - Aeroporto Internacional Tom Jobim) para os Jogos Olímpicos de 2016. Na semana que vem, a Secretaria Municipal de Obras deve lançar um novo edital de licitação para o projeto.
- Na quinta-feira, acertamos com o BNDES a questão do financiamento. É o que chamamos de proposta firme. Agora depende da análise do Tesouro Nacional. Vai ser fácil porque vai haver uma excepcionalização (sic) para essa obra. A licitação, que estava adiada por tempo indeterminado, deve ter a data marcada na semana que vem. Esperamos que a licitação esteja acontecendo até novembro. E as obras começariam no início do ano que vem - disse o prefeito.
As obras serão executadas com uma linha de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana para obras que devem ser concluídas até a Copa do Mundo de 2014.
A previsão original da prefeitura era de que as obras do corredor Transcarioca tivessem começado em março deste ano. O prefeito, porém, ressalta que isso não significa que o projeto não tenha evoluído. Ele lembrou que a prefeitura já começou a definir os valores a serem pagos em desapropriações para os proprietários de imóveis que estão no traçado do Transcarioca.
No caso do corredor Transolímpico (nova ligação entre Barra e Deodoro), a previsão é inaugurar a via até o início de 2016. A prefeitura deverá executar os trabalhos por concessão em uma parceria com a iniciativa privada.