Porto Maravilha: prefeitura lança edital do Píer Mauá

REVITALIZAÇÃO

Publicada em 28/09/2010 às 23h24mO Globo

RIO - A Secretaria municipal de Obras lança, nesta quarta-feira, o edital das obras de reforço estrutural do Píer Mauá e de execução das fundações do Museu do Amanhã. Serão instaladas cerca de mil estacas, com previsão de conclusão em quatro meses. Orçadas em R$ 22,4 milhões, as obras fazem parte do projeto Porto Maravilha. Segundo o secretário de Obras, Alexandre Pinto, durante as fundações a prefeitura vai licitar a obra de estrutura do museu, que é a segunda etapa do projeto.

Projeto de autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã está previsto para ser inaugurado em 2012. Ao todo, de acordo com Pinto, o cronograma é dividido em dez etapas.

O custo estimado do projeto do Museu do Amanhã é de R$ 130 milhões. Ele vai ocupar uma área de 12,5 mil metros quadrados e abrigar um espaço de gestão de conhecimento, por meio do Observatório do Amanhã - um fórum permanente para a disseminação de informações atualizadas sobre os temas tratados no museu. O local vai abrigar também salas para exposições temporárias, um auditório, salas de pesquisa e ações educativas, auditório, café, restaurante e um mirante.

Dedicado à ciência e à tecnologia, o museu tem como um dos conceitos fazer com que as pessoas pensem no futuro de forma mais consciente. O projeto é uma iniciativa da prefeitura e da Fundação Roberto Marinho.