Municípios de Itaguaí e Maricá passam a integrar Região Metropolitana

17/12/2010 - O Globo

RIO - O mapa oficial do estado do Rio de Janeiro traz uma nova delimitação geográfica, com a inclusão dos municípios de Itaguaí e Maricá na Região Metropolitana. Além dessa alteração, o documento mostra ainda o traçado do Arco Metropolitano. O documento, lançado na quinta-feira junto com o Anuário Estatístico do estado de 2010 , foi elaborado pelo Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceep), órgão ligado ao Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj). A última edição do mapa oficial do Estado do Rio fora lançada em 2001.

Muitas mudanças ocorreram nos últimos nove anos. Os municípios de Itaguaí e Maricá voltaram a pertencer à Região Metropolitana em 2009. Com isso, o novo mapa apresenta a região da Baixada Litorânea com uma área menor, já que perdeu Maricá. O mesmo acontece na região da Costa Verde, que também acabou reduzida com a saída do município de Itaguaí da área.

O novo mapa identifica ainda o traçado do Arco Metropolitano, considerado estratégico para a economia fluminense. Quando for concluído, terá 145 km de extensão, ligando o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, passando por mais seis municípios. As obras, iniciadas em 2008, têm recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).