Rio lança site do concurso para o plano urbanístico dos Jogos de 2016

04/05/2011 - Portal 2014

Plano definirá ocupação das áreas na Barra da Tijuca; inscrição de projetos começou nesta terça (3)

Site do concurso do Parque Olímpico está no ar(crédito: Reprodução)

Entrou no ar esta semana o site  concurso internacional para desenvolver o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico dos Jogos do Rio, que acontecerão em 2016.

O parque será construído na Barra da Tijuca. O plano urbanístico definirá as áreas públicas, praças, parques, e as volumetrias dos principais equipamentos esportivos. Além disso, deverá sugerir também as volumetrias para os futuros empreendimentos imobiliários a serem construídos na área.

A inscrição para o concurso começou ontem (3) e termina em 20 de junho. No site, os interessados podem acessar o edital completo e esclarecer dúvidas.

O Parque Olímpico concentrará o maior número de atividades e equipamentos esportivos da Olimpíada carioca. Terá amplas áreas públicas para favorecer o encontro dos torcedores, patrocinadores e atletas.

Depois dos Jogos, a área terá uso diversificado, com residências, comércio e espaços de lazer. A intenção da prefeitura carioca é que o principal equipamento dos Jogos, o Centro Olímpico de Treinamento (COT), seja usado no futuro para a formação de novos atletas.

As propostas devem ser entregues, no máximo, até 30 de junho. O julgamento dos projetos ocorrerá entre os dias 4 e 10 de julho. Três dias depois será anunciada a proposta vencedora.

A Barra da Tijuca é um dos quatro núcleos onde serão realizados os Jogos de 2016. Os demais ficarão nos bairros de Deodoro, Maracanã e Copacabana.