R$ 1,6 bi para pôr fim aos valões

25/11/2011 - O Dia, Christina Nascimento

Obras começam em março em Santa Cruz, Bangu e Campo Grande

Com apenas 4% dos imóveis com esgoto tratado, a Zona Oeste começa a receber em março do ano que vem obras para acabar com o problema. Serão construídos na região 19 estações de tratamento e 221 elevatórias. A meta é que até 2016, 21 bairros tenham 65% do esgoto coletado e 36%, tratado. Bangu, Santa Cruz e Campo Grande serão os primeiros lugares a receber melhorias.

O Diário Oficial do município publica hoje o nome da empresa que ganhou a concessão do serviço. O consórcio vencedor - Foz/Saab, formado pelas empresas Foz do Brasil S/A e Saneamento Ambiental Águas do Brasil S/A - vai explorar o serviço por 30 anos e investir R$ 1,675 bilhão.

TARIFA NÃO VAI AUMENTAR

"Não haverá mudança nas tarifas cobradas hoje. Vamos acabar com as valões da região, que são um antigo problema. A população da Zona Oeste vai receber coleta e tratamento de esgoto adequado, sem pagar nada além da taxa cobrada atualmente pela Cedae", prometeu o secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho.

A RioÁguas funcionará como uma agência reguladora que vai fiscalizar a prestação do serviço da concessionária. A Cedae terá que manter a tarifa social.