Avenida Radial Oeste terá faixa reversível a partir de segunda-feira

11/04/2012 - O Globo

Funcionará das 16h30m às 20h30m para desafogar o trânsito na área da Praça da Bandeira

RIO - Os motoristas que saem do Centro do Rio e do Elevado Paulo de Frontin, em direção à Zona Norte, deverão ficar atentos a uma importante mudança no trânsito: a partir de segunda-feira, dia 16, será implantada uma pista reversível na Rua Teixeira Soares (Avenida Radial Oeste), entre a Rua Pará e a agulha na altura da passarela do Metrô São Cristóvão, com funcionamento das 16h30m às 20h30m. A medida tem como objetivo melhorar o fluxo na região da Praça da Bandeira.

Desde a semana passada estão sendo instaladas placas de sinalização, para a orientação dos motoristas. Até a manhã desta quarta-feira, elas ainda estavam cobertas, mas numa delas era possível ler, parcialmente, "Fim da Reversível". Faixas amarelas também foram pintadas no asfalto e, nos próximos dias, painéis de mensagens variáveis vão divulgar informações. Operadores de tráfego vão orientar o fluxo de veículos.

Segundo a CET-Rio, carros de passeio terão livre acesso à reversível na Radial Oeste. Os veículos que utilizarem a faixa retornarão à Avenida Oswaldo Aranha próximo à estação do metrô São Cristóvão.

Ônibus e outros veículos pesados não poderão circular pela reversível. O órgão diz que é fundamental os motoristas respeitarem as orientações dos agentes de trânsito e a sinalização implantada na área.

Esta não é a primeira vez que a reversível é implantada na Radial Oeste. Em 2009, devido a obras de construção do viaduto da linha 1A do Metrô, a faixa foi usada para desafogar o trânsito, prejudicado após o fechamento de duas faixas de tráfego da via, no sentido Méier.