Paes entrega obras da primeira etapa do Porto Maravilha, no Rio

01/07/2012 - Folha.com
 
ISABELA MARINHO

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), entregou neste domingo (1º) a primeira etapa das obras do Porto Maravilha.

Ele aproveitou o último fim de semana permitido pela legislação eleitoral para comparecer a inauguração de obras públicas. No dia 5, as candidaturas serão oficializadas.

Paes comemora eleição do Rio e quer título de prefeito vitalício
Rio recebe título de Patrimônio Cultural da Humanidade
Leitor sugere que Arpoador tenha nome do escritor Millôr Fernandes

Com investimento de R$139 milhões, a Secretaria de Obras reurbanizou 24 vias nos bairros da Saúde e Gamboa e no Morro da Conceição. A prefeitura ficou responsável pela revitalização de 350 mil metros quadrados.

O objetivo é que parte restante dos 5 milhões de metros quadrados do entorno do porto sejam recuperados com recursos privados.

"As obras serão feitas sem mexer em um tostão das contribuições do carioca. A valorização do Porto Maravilha por si só chama os recursos privados. O Rio de Janeiro precisava disso depois de tantos anos de abandono", disse Paes.

Entre a recuperação, estão as obras do Cais do Valongo, na avenida Barão de Tefé. O local foi construído para receber a imperatriz Thereza Cristina de Bourbon, em 1843. Os Jardins do Valongo também foram restaurados.

Na ocasião, o prefeito aproveitou para mostrar o novo sistema de coleta seletiva com armazenamento subterrâneo. O lixo ficará em cubas, debaixo da terra, para evitar o mau cheiro. Segundo o prefeito, caminhões vão passar três vezes pro semana para efetuar a coleta.

A inauguração contou com uma apresentação do grupo musical e teatral Fanfarra Carioca. Os artistas contaram a história da região, relembraram as obras do prefeito Pereira Passos (governo de 1902 a 1906) e tocaram músicas enaltecendo a cidade.

O governador Sérgio Cabral (PMDB)) esteve presente e comemorou o título recebido pela cidade, de Patrimônio Cultural da Humanidade.