Zona Norte ganha dois supercondomínios populares

07/07/2012 - O Dia, Christina Nascimento

Um foi entregue ontem, em Triagem, e outro será erguido no Jacaré, para 1.200 famílias

Zona Norte ganha dois supercondomínios populares

A prefeitura do Rio vai construir mais um supercondomínio popular na Zona Norte. O espaço terá clínica da família, mercado popular, escola, creche, ginásio, guarita e Internet sem fio gratuita.
Localizado na Rua 2 de Maio, no Jacaré, será semelhante ao Bairro Carioca, em Triagem, inaugurado nesta sexta-feira pela presidenta Dilma Roussef e pelo prefeito Eduardo Paes.
Os imóveis serão para desabrigados das chuvas e famílias de áreas de risco. Os moradores dos apartamentos já entregues começam a se mudar neste fim de semana.
No Jacaré, o condomínio, com 1.200 apartamentos, será batizado de Bairro Carioca II e ficará no terreno onde funcionou o Centro de Operações da Telerj. A construção começará no início de 2013.
"O Bairro Carioca é uma das obras mais importantes que a gente fez. É um modelo de Minha Casa, Minha Vida que é próximo de trem, metrô, do Centro. A gente tem 16 mil, 17 mil pessoas na cidade vivendo em área de alto risco", disse o prefeito.
Em Triagem, foram entregues 460 apartamentos, 20% do total de 2.240 moradias previstas. A área do supercondomínio equivale a 20 campos de futebol. A mudança para o conjunto dividiu opiniões dos novos moradores.
"Pago R$ 350 num quitinete no Morro da Providência e meu sonho era deixar de pagar aluguel. Lá, eu esquiava em balas em épocas de confrontos. Tenho certeza que terei uma vida mais calma", comemorou a doméstica Lucileda Bispo da Silva, 43.
A cozinheira Priscila da Silva, 29, é mãe de duas meninas, vive no Salgueiro com uma renda de apenas R$ 600 por mês e se diz preocupada com as contas de água, luz e gás que chegarão ao novo lar: "Lá no morro não pago nada. Como vai ser aqui?". A CEG cobrará tarifa social.
Mercado popular para os vizinhos
O mercado popular que vai funcionar no Bairro Carioca de Triagem tem 25 boxes e será aberto para moradores da vizinhança também. Os apartamentos - cada um tem 42 m² - serão dados para os moradores.
A creche e a escola do condomínio têm, juntas, 640 vagas. No mesmo espaço, haverá uma Clínica da Família com seis consultórios, sala de saúde bucal, raio-X e farmácia.