Revitalização do Porto inclui derrubada do Elevado da Perimetral

26/08/2012 - O Globo

Área terá 70 km de vias reurbanizadas e ganhará, além de dois túneis e ciclovia, o Museu do Amanhã

A chegada do Museu de Arte do Rio à Zona Portuária é apenas mais um dos projetos para a revitalização da área. Uma parceria público-privada assinada entre a prefeitura e o consórcio Porto Novo garante investimentos de R$ 8 bilhões em obras e serviços na área do Porto nos próximos 15 anos.
Os recursos serão usados na abertura de 11 quilômetros de vias públicas; na conclusão de 40% da estrutura do Museu do Amanhã, no Píer Mauá; e na abertura do Túnel da Saúde e do Túnel Ferroviário, que passará embaixo do Morro da Providência e será usado pelo sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) a ser implantado na região.
A área terá ainda 70km de vias reurbanizadas e ganhará 700km de redes de infraestrutura urbana (água, esgoto e drenagem), além de 17km de ciclovias. Serão plantadas 1.500 árvores e construídas três estações de esgoto.. A estimativa da prefeitura é que a população da região passe de 22 mil para cem mil habitantes em dez anos. Um conjunto de sete prédios para abrigar as vilas de mídia e de árbitros das Olimpíadas do Rio, em 2016, começará a ser erguido ano que vem.
Um dos pontos mais polêmicos da nova cara que será dada à região é a derrubada do Elevado da Perimetral. que será substituído pelas vias Binário do Porto e Expressa. Segundo a prefeitura, a mudança vai melhorar o tráfego na região.