Nasce um novo bairro: Ilha Pura

30/09/2012 - O Globo

Empreendimento vai abrigar a vila dos atletas e tem como meta se tornar um ícone mundial

Ocupando uma área de mais de 800 mil m², a Ilha Pura está sendo desenvolvida para se tornar referência de bairro planejado dentro do conceito da sustentabilidade. Com investimentos em torno de R$ 2 bilhões das empresas Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), o novo bairro já nasce com uma importante função: abrigar a Vila dos Atletas para as Olimpíadas de 2016. No local serão erguidos 31 prédios residenciais, divididos em sete condomínios, com 3.604 apartamentos de dois, três e quatro quartos, que terão capacidade para abrigar 17.950 atletas e paratletas, treinadores e fisioterapeutas durante os Jogos Olímpicos. Na área também está prevista a construção de um empreendimento comercial, que atenderá as necessidades operacionais da Vila. Os apartamentos serão comercializados a partir do ano que vem, e após a realização dos Jogos, serão finalizados alguns detalhes para que os imóveis sejam entregues aos proprietários no segundo semestre de 2017.
A região está sendo contemplada com importantes obras de infraestrutura em seu entorno, pavimentação e saneamento, que contribuirão para a valorização do local. A construção de grandes vias - como a Transoeste, Transolímpica e Transcarioca - encurtarão as distâncias para deslocamentos na cidade e vão agilizar o acesso a outros bairros. Segundo o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho, o compromisso dos líderes das empresas envolvidas é transformar a Vila dos Atletas em um ícone mundial, sendo a de mais alto padrão da história dos Jogos Olímpicos. "Somos vizinhos do Parque Estadual da Pedra Branca, estamos em frente a uma lagoa e a cinco minutos da praia. Além do alto padrão de acabamento de suas unidades residenciais, a Ilha Pura contará com uma multiplicidade de facilidades que reunirão qualidade de vida, moradia, serviços e entretenimento - destaca Carlos Fernando de Carvalho.
O principal pilar de desenvolvimento do projeto é a sustentabilidade."Desde a implantação do canteiro de obras até o fim das construções, a sustentabilidade é uma marca do novo bairro. Estamos investindo em inovações tecnológicas para reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente. Prevemos, por exemplo, com a implantação de duas usinas de concreto no canteiro, uma redução de 30% de emissões de GEE (gases do efeito estufa) em relação à Vila Olímpica de Londres", compara Carlos Armando Paschoal, presidente da Ilha Pura. O bairro será cercado por belezas naturais e privilegiará a qualidade de vida e o bem-estar dos hóspedes e futuros moradores. Um parque público de 65 mil m² fará parte do projeto, com paisagismo assinado pelo escritório Burle Marx. O projeto inclui as "alamedas" de edifícios, lagos e áreas de contemplação e convivência. Os condomínios terão área de lazer própria e fachadas diferenciadas, potencializando a identidade de cada um.


Enviado via iPhone