Preço de imóveis sobe 200% no Rio

06/12/2012 - O Dia

Nos últimos cinco anos, aluguel na cidade disparou 111%

O preço dos imóveis no Rio disparou quase 200% nos últimos cinco anos. De janeiro de 2008 a outubro deste ano, a variação média acumulada do preço de venda dos imóveis no município foi de 191%, de acordo com o relatório de novembro do Índice FipeZap. No mesmo período, a variação do preço dos aluguéis na região foi de 110,7%.
Apesar disso, em novembro a taxa de aluguel no Rio caiu 0,39%, enquanto o valor para venda teve ligeira alta de 0,9%. Foi a primeira vez desde setembro de 2008 que o preço anunciado do metro quadrado subiu menos que 1% em um mês.
O Leblon continua na liderança da lista de bairros mais caros do Rio - com o metro quadrado a R$ 19.445 -, seguido de Ipanema, Lagoa, Gávea e Jardim Botânico. Já os bairros mais baratos são Anchieta - R$ 1.100 o metro quadrado -, Senador Camará, Pavuna, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Vaz Lobo e Brás de Pina.
Para o consultor Marco Quintarelli, a melhor estratégia sempre é economizar para comprar a casa própria. "Vale mais a pena investir em um imóvel que será seu do que pagar aluguel. Se a pessoa não tiver recursos no momento, não precisa ficar afobada. O ideal é poupar e buscar uma aplicação que dê um bom retorno", aconselha.
Já o vice presidente de locações do Sindicato da Habitação (Secovi-Rio), Antônio Paulo Monnerat, acredita que a tendência dos aluguéis é estabilizar. "Os preços não devem disparar tanto e tendem a seguir a inflação", afirma.