Trânsito desafina no Mergulhão Billy Blanco, na Barra da Tijuca

30/11/2012 - O Globo

Difícil acesso a novo túnel para desafogar trânsito no bairro leva motoristas a fazer manobras de alto risco

Perigo. Carros quase batem na disputa por espaço no acesso ao Mergulhão Billy Blanco, alternativa para desafogar o trânsito da Barra Domingos Peixoto / O Globo

RIO Projetado e construído para desafogar o tráfego na altura da Cidade das Artes, no encontro das avenidas das Américas e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, o Mergulhão Billy Blanco desafinou feio em termos de sinalização, projeto e segurança. Para especialistas, o túnel se tornou uma armadilha de alto risco para os motoristas, devido às perigosas manobras necessárias para se chegar até ele. Quem vem da Barra e segue pela pista central da Avenida das Américas em direção ao Recreio, por exemplo, e pretende acessar o mergulhão mais próximo, localizado à esquerda, precisa fazer uma bandalha forçada, pois tem menos de 50 metros para negociar a passagem com os motoristas que seguem em direção à Ayrton Senna.

Paulo Cezar Ribeiro, professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ, analisou um vídeo com imagens do local mostrado pelo GLOBO e concluiu que, do jeito que está, há sério risco de haver acidentes graves na região:

Quem vem da Avenida das Américas deveria acessar a pista lateral à direita, e não cortar a pista central abruptamente, num entrelaçamento perigoso. Deveria haver muretas impedindo esse tipo de manobra. O acesso não está feito coretamente. A distância do cruzamento é muito curta.

Acessos serão revistos

Dividido em dois nas laterais do contorno do Cebolão e inaugurados em junho e setembro, os acessos ao mergulhão estão sendo revistos pela prefeitura. Há uma semana, técnicos da CET-Rio e da Secretaria municipal de Obras se reuniram para decidir o que fazer para tornar mais seguro o tráfego na região. Eduardo Fagundes, gerente de Obras em Vias Especiais da prefeitura, disse que uma das ideias é retirar parte do canteiro entre as pistas de acesso, a fim de aumentar o espaço para os veículos disputarem a preferência.

Detectamos dificuldades nos acessos e falta de conforto. Uma ideia é aumentar o espaço de entrelaçamento. Outra é fechar o acesso de veículos para a pista central da Avenida das Américas. Poderemos inverter. Quem está na pista central poderá ir para a lateral com a finalidade de acessar o mergulhão na pista da direita informou Fagundes.


Enviado via iPhone