Demolição de rampa muda paisagem na Perimetral

11/12/2012 - O Globo

Retirada da pista de descida para a Rodrigues Alves, interditada há 2 anos, faz parte da revitalização do Porto

Quem passou na segunda-feira pelo Elevado da Perimetral, nas imediações da Praça Mauá, já pôde acompanhar a demolição de uma das rampas de descida para a Avenida Rodrigues Alves, como parte das obras de revitalização do Porto. O trecho, que estava interditado há cerca de dois anos, servia para quem vinha pela Perimetral, sentido Praça Mauá.
Atualmente, operários fazem a retirada das muretas e o chamado esquartejamento do concreto. Todo o serviço, que ainda não tem data para ser concluído, é feito sem alterações no trânsito. Segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), a retirada da rampa serve como teste operacional para os guindastes que vão trabalhar na demolição da Perimetral. Em breve, serão iniciados os trabalhos de derrubada da rampa de acesso ao elevado, localizada na altura da sede da Polícia Federal.
A principal obra de demolição na região, a derrubada do elevado, estava prevista para o início de 2014. Mas foi antecipada para abril do próximo ano, devido à conclusão de parte das obras da futura Avenida Binário, via alternativa com 3,5km de extensão que está sendo construída no Porto. O primeiro trecho da Perimetral a ser posto abaixo será a pista sentido Aterro do Flamengo, entre a Rodoviária Novo Rio e a Rua Cordeiro da Graça, em frente ao Armazém 16 do Cais do Porto.
A concessionária Porto Novo começou em outubro a perfurar o túnel do Binário, a partir da Praça Mauá. Ele ligará a Rua Primeiro de Março à antiga Via Trilhos, uma das ruas ociosas do Porto, passando por baixo do Morro de São Bento e da Praça Mauá. Além da Avenida Binário, as obras de revitalização preveem a construção da via expressa, com cerca de 1,6 quilômetro. Ela ocupará grande parte das avenidas Rodrigues Alves e Rio de Janeiro até o Armazém 8 e terá três faixas em cada sentido.