Obras do Porto Maravilha fecham acesso da Av. Presidente Vargas para a Perimetral

23/03/2013 - O Globo

Canteiro de obras foi montado para demolição de rampa de acesso Fechamento começou por volta das 8h deste sábado e é permanente

PEDRO MANSUR (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
23/03/2013 - 11h00

Agentes de tráfego observam começo de demolição da rampa. Região tem trânsito bom Pedro Kirilos / O Globo
RIO A rampa de acesso da Avenida Presidente Vargas para o Elevado da Perimetral foi fechada por volta das 8h deste sábado. Um canteiro de obras foi montado no local, que fica ao ao lado da Casa França-Brasil e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e uma retroescavadeira já demole a mureta da via. O tráfego não foi afetado na Avenida Presidente Vargas, que tem fluxo bom. Já no próprio Elevado da Perimetral o trânsito é livre nos dois sentidos.

Para absorver o fluxo que deixará de passar pelo acesso à Perimetral estimado em 720 veículos por hora , a prefeitura fará modificações nos pontos de ônibus do Mergulhão da Praça Quinze, via que servirá como rota alternativa. Duas linhas terão suas paradas transferidas para o Terminal Misericórdia (Praça Quinze) e uma terceira será transformada em linha circular.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, a ideia é reduzir a quantidade de coletivos no mergulhão, que já tem uma circulação média de 1.800 veículos por hora no período da manhã no sentido Zona Sul:

As linhas que sofrerão mudanças são pesadas, com muitos ônibus. Vamos colocar fiscalização no mergulhão todos os dias. Inicialmente, a ideia era apenas impedir a formação de filas duplas nos pontos, mas concluímos que é preciso diminuir sensivelmente a quantidade de veículos parando no mergulhão.

Como a mudança terá impactos pesados na região, a interdição de um trecho da Rua Visconde de Itaboraí, no Centro, para a ampliação de um outo canteiro de obras, foi adiada por tempo indeterminado. No dia 8 de março, a prefeitura fechou um trecho da Avenida Rodrigues Alves para abrir caminho para as obras.

Três linhas de ônibus terão pontos alterados

As linhas 292 e 367, que têm pontos finais no Terminal da Misericórdia, não farão mais paradas na galeria do mergulhão no sentido Aterro do Flamengo. A linha 238, que tem ponto final dentro do mergulhão, passará o operar como circular. Já as linhas intermunicipais, que têm ponto de embarque e desembarque na Praça Pio X dentro do sistema de BRS (1), não poderão mais pegar ou deixar passageiros na galeria do mergulhão no sentido Aterro. As demais linhas não terão mudanças.

Para viabilizar a interdição da rampa, foi montado um esquema especial de trânsito, que conta com 80 agentes e operadores de tráfego nos primeiros dias úteis.

A ligação do Mergulhão da Praça Quinze com o túnel da via expressa somará 5.050 metros e terá três pistas em cada sentido. Ela servirá aos motoristas que cruzam a Zona Portuária apenas como passagem, margeando a área em paralelo aos armazéns do Porto. O túnel da via expressa terá 2.579 metros, ligando o mergulhão da Praça Quinze à Avenida Rodrigues Alves.