Ruas da Lapa não serão mais fechadas nos fins de semana

14/03/2013 - O Globo

As mudanças de trânsito nas noites de sexta-feira e sábado na Rua do Riachuelo e Avenida Mem de Sá começam a partir do dia 22 de março

Avenida Mem de Sá tomada por pedestres numa noite de fim de semana, a partir da próxima semana via não será mais bloqueada aos veículos Carlos Ivan / O Globo

RIO - A partir do dia 22 de março, a Rua do Riachuelo, a Avenida Mem de Sá e os Arcos da Lapa não serão mais fechados ao trânsito nas sextas-feiras e sábados, no período entre 22h e 5h, conforme vinha acontecendo desde julho de 2010, durante a Operação Lapa Legal. Segundo a prefeitura, a mudança começará a ser informada por meio de faixas e painéis luminosos da CET-Rio nesta quinta-feira.

De acordo com Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), a abertura do trânsito na região possibilitará melhor fluidez aos diversos órgãos públicos que atuam de maneira integrada e mobilizada na área com o objetivo de proporcionar mais conforto, tranquilidade, segurança e organização aos frequentadores, moradores e comerciantes da Lapa. A secretaria informou ainda que a Feira Noturna Lapa Legal, implantada em julho de 2009 - com a legalização de 82 barracas posicionadas dos Arcos à Sala Cecília Meireles será mantida.

Nesta nova fase da Operação Lapa Legal que também atende a uma reivindicação de comerciantes e moradores da região, devido ao excesso de barulho e ao grande fluxo de pessoas por causa das ruas fechadas a Seop vai empregar 411 pessoas distribuídas ao longo da semana entre agentes de Controle Urbano e Fiscais de Atividades Econômicas, além de guardas municipais. As equipes trabalharão coibindo o comércio ambulante irregular, o estacionamento em local proibido, a ocupação indevida de área pública por mesas e cadeiras, entre outras irregularidades que venham a ferir o Código de Posturas do Município. A colocação de mesas e cadeiras nas calçadas só será realizada por bares e restaurantes devidamente autorizados e que respeitando o espaço mínimo para a circulação de pedestres.

Nas noites de sexta-feira e sábado serão distribuídos durante os dois dias 276 agentes, entre guardas, fiscais do CCU e de Atividades Econômicas. Entre domingo e quinta-feira serão distribuídos 135 agentes ao longo de cinco dias. A fiscalização para coibir o estacionamento irregular será realizado com o apoio de 6 reboques, sendo 4 reboques sextas e sábados, além de 2 reboques de domingo à quinta.