Prefeito Eduardo Paes acompanha abertura de terceira galeria do Túnel da Saúde


22/04/2013 - Concessionária Porto Novo

José Renato Ponte, presidente da Concessionária Porto Novo, explica o andamento da obra ao prefeito Eduardo Paes

O prefeito Eduardo Paes esteve hoje, 22/04/2013, na abertura da terceira galeria do Túnel da Saúde. Primeira grande obra do sistema viário do Porto Maravilha, executada pela Concessionária Porto Novo, o túnel de 80 metros ligará os dois extremos da Região Portuária, conectando a região à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói. Sob o Morro da Saúde, posicionado aproximadamente na metade da Via Binário do Porto, o túnel será aberto ao tráfego no segundo semestre deste ano, quando as suas ruas de superfície estarão prontas e liberadas, o que representa 80% deste conjunto.

— Esse túnel é fundamental, uma alternativa para o Elevado da Perimetral em um primeiro momento. Quando tirarmos a primeira a parte da Perimetral, o túnel vai funcionar para que possamos escoar a enorme quantidade de veículos que passa por ali. Além disso, esse túnel terá um charme especial, pois entre suas faixas passará o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), cuja licitação deve acontecer ainda esta semana, provavelmente na sexta-feira – afirma o prefeito Eduardo Paes.

O Túnel da Saúde tem três galerias: três faixas de rolamento no sentido Praça Mauá, três faixas sentido Viaduto do Gasômetro, Ponte Rio-Niterói e Avenida Brasil e, entre as duas, uma passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele será o único a compartilhar calçada para pedestres.

— O desafio desta obra foi a escavação em rocha e solo ao mesmo tempo. Para realizá-la foi necessária a utilização de duas metodologias construtivas diferentes: a escavação e a detonação.  Foram retirados, aproximadamente, 16,3 mil m3 de material escavado do Túnel da Saúde, o que equivale a mais de 1.200 viagens de caminhão basculante. Este material foi levado para o canteiro industrial, britado e está sendo reutilizado na pavimentação das vias da região. Também foi necessário construir uma importante estrutura em concreto armado para sustentar toda a carga do Morro da Saúde que é uma ponta da pedreira, que foi muito explorada no aterro do Porto do Rio, início do século 20 — explica José Renato Ponte, presidente da Concessionária Porto Novo.

O avanço do túnel foi de, aproximadamente, dois metros por dia. As próximas etapas desta obra serão: iniciar a escavação das redes de infraestrutura entre o túnel e a Rua Silvino Montenegro. Esta frente de obras conta com aproximadamente 210 funcionários. Este túnel será aberto ao tráfego
no segundo semestre deste ano, quando as suas ruas de superfície estarão prontas e liberadas.

Via Binário do Porto

A modernização do sistema viário da Região Portuária virá em três grandes obras: a demolição do Elevado da Perimetral, a transformação da Avenida Rodrigues Alves em Via Expressa e a construção de uma nova rota, a Via Binário do Porto. Com 3,5 Km de extensão, paralela à Avenida Rodrigues Alves, terá três faixas por sentido e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao centro da cidade.  Em um dos sentidos, a via fará a ligação da Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No outro, o trajeto parte da Rua Primeiro de Março em direção às alças do Viaduto do Gasômetro, em construção. Hoje, alguns trechos da Via Binário do Porto já estão em operação, como a Avenida Venezuela e parte da Rua da Gamboa.

Túnel da Saúde

Conclusão: 2013
Próximo à Cidade do Samba e ao lado da futura sede do Banco Central, terá 80 metros, com três pistas em cada sentido e uma galeria para passagem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Túnel do Binário

Conclusão: 2014
Terá 1.480 metros, com três pistas em direção à rodoviária. Parte da Rua Primeiro de Março (entrada em frente ao Mosteiro de São Bento) e desemboca entre as ruas Sousa e Silva e Antônio Lage.