Rio lança projeto que vai transformar Avenida Rio Branco em parque urbano

13/05/2013 - Agência Rio

A Prefeitura do Rio inicia nesta segunda-feira (13) a licitação das obras que vão transformar a Avenida Rio Branco, no Centro, em área de lazer para cariocas e turistas. A proposta do prefeito Eduardo Paes consiste na transformação do trecho da via entre as avenidas Nilo Peçanha e Presidente Wilson em um grande parque urbano, com cerca de 700 metros de extensão e prioridade aos pedestres. O projeto, da Secretaria Municipal de Obras, terá prazo de execução de dois anos, num investimento de R$ 87,8 milhões.

Fazem parte da área projetada para o parque urbano a Avenida Nilo Peçanha (nos trechos entre Rua Debret e Av. Presidente Antônio Carlos e entre Rua Uruguaiana e Av. Rio Branco), Rua Bitencourt da Silva, Rua Manuel de Carvalho, Rua Vieira Fazenda, Rua Araújo Porto Alegre (no trecho entre Rua México e Av. Rio Branco) e Rua do Passeio (no trecho entre Rua Senador Dantas e Av. Rio Branco), Rua Treze de Maio, Av. Luis Vasconcelos, Rua Evaristo da Veiga (no trecho entre Rua Senador Dantas e Av. Rio Branco), Rua da Ajuda e Praça Floriano.

Na nova Avenida Rio Branco a pista de rolamento destinada aos automóveis será elevada para o nível do passeio e liberada aos pedestres. A via de serviço será implantada dentro do alinhamento das pistas atuais, deixando as faixas das calçadas livres para os pedestres. O local também ficará livre de obstáculos de forma a não obstruir as passagens dos blocos durante o Carnaval.

MS