Rodrigues Alves será fechada no dia 14 para implosão da Perimetral

24/10/2013 - O Globo

Nesta quinta-feira, Perimetral ficou fechada por três horas como teste
Via Binário, que será alternativa à Perimetral, apresentou retenções
Elevado da Perimetral será fechado definitivamente em 2 de novembro

LUIZ ERNESTO MAGALHÃES 
PRISCILLA AGUIAR 
RODRIGO BERTHONE 

Via Binário engarrafada durante o teste que fechou o Elevado da Perimetral Pablo Jacob / Agência O Globo
Via Binário engarrafada durante o teste que fechou o Elevado da Perimetral Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO — O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, confirmou que a Avenida Rodrigues Alves, na Zona Portuária, será interditada em ambos os sentidos a partir das 23h do dia 14 de novembro, como parte dos preparativos para a implosão do Elevado da Perimetral, marcada para o dia 17. O prazo total de interdição ainda não será definido com o Consórcio Porto Novo. A Perimetral ficou fechada para testes de 12h às 15h desta quinta-feira, quando foi liberada. Neste período, a Via Binário do Porto, que será a alternativa à Perimetral, ficou aberta. Apesar da retenções na região no início da operação, Osorio classificou o teste como positivo. Foi a primeira vez que a simulação foi realizada num dia útil. Osorio destacou, no entanto, que ainda serão feitos ajustes para melhorar a circulação na região. Entre as mudanças, estão o reforço na sinalização para os motoristas e uma melhor divulgação de orientações para os motoristas de ônibus.

Osorio comentou ainda a decisão de impedir que os ônibus que circulavam pela Binário seguissem para a Rua Sousa e Silva. Os coletivos eram obrigados a seguir até a Avenida Rio Branco. Segundo o secretário, na tarde desta quarta-feira, houve uma reunião na Fetranspor em que ficou decidido que os ônibus que deixavam o Terminal Américo Fontenelle, em vez de retornarem pela Souza e Silva, seguissem até a Rua Edgard Gordilho, na Praça Mauá, para deixar o Centro, o que dificultou os primeiros minutos da operação. Os motoristas levavam 11 minutos para percorrer a Via Binário por volta de 12h30m, trinta minutos depois do início do teste. Já por volta de 13h20m, a mesma viagem era feita em oito minutos, conforme foi constatado pela reportagem do GLOBO.

O Elevado da Perimetral ficou fechado no trecho entre o Gasômetro e a Praça Mauá para novos testes no trânsito do Centro e da Zona Portuária antes do fechamento definitivo do viaduto. Os motoristas encontraram dificuldades na Via Binário do Porto até por volta de 13h30m, quando o trânsito já era melhor. O trecho mais prejudicado ficava entre as ruas Souza e Silva e Rivadávia Corrêa. Em outros vias da Zona Portuária, o trânsito também ficou complicado. A maioria dos motoristas reclamava das mudanças e diziam que os operadores de trânsito não estavam preparados para dar informações.

Ver imagem no   Twitter

Por volta de 14h, o trânsito na Via Binário, altura da Rua da Gamboa, tinha boas condições, assim como no acesso da via, na altura do Gasômetro. No mesmo horário, o trânsito também era bom na Rua Equador. Já na Avenida Venezuela, havia lentidão a partir da Barão de Tefé até a Rua Sacadura Cabral. Ainda na Zona Portuária, a Rua Comandante Garcia Pires foi interditada por volta de 14h30 após uma escavadeira usada nas obras do Porto Novo atingir uma tubulação de gás da CEG, próximo à Rodoviaria. A via foi liberada por volta de 16h. A opção para o motorista que vinha da Avenida Francisco Bicalho era seguir pela Avenida Rodrigues Alves, que apresentava trânsito lento no sentido Centro, e retornar na Rua Equador. Havia lentidão também na Francisco Bicalho, sentido Centro, assim como no Elevado do Gasômetro, na altura do Into. No acesso à Via Binário, o trânsito seguia bom.

Mais cedo, uma queda de carga na rotatória da Rua Santo Cristo, na altura da Praça do Santo Cristo, também complicou a vida do motorista, deixando o tráfego em meia-pista. O acidente foi desfeito por volta de 13h45m. Perto dali, na Avenida Rodrigues Alves, um acidente envolvendo um motociclista provocou lentidão no sentido Praça Mauá, altura da Rodoviária Novo Rio. Até por volta de 14h15m, os reflexos chegavam até a Avenida Brasil.

No início da tarde, a CET-Rio instalou mais dois painéis informativos para os motoristas se orientarem sobre a circulação na Via Binário. Com isso, os painéis passaram de 30 para 32. O diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, rebateu as críticas feitas por motoristas de que os operadores não estão preparados para informar os usuários. Segundo ele, o papel dos operadores é garantir o fluxo do trânsito.

O acesso para a Via Binário foi feito pela faixa da esquerda do Viaduto do Gasômetro (sentido Centro), logo após a entrada para a Perimetral. Motoristas que seguiam pela Via Binário podiam optar por acessar a Perimetral, logo após a Praça Mauá, e seguir até a Avenida General Justo. Outra opção era continuar até o final da Via Binário e acessar a Avenida Venezuela, para chegar ao Centro.

A operação contou com a participação de 340 homens, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e da Concessionária Porto Novo, com 25 veículos operacionais e 30 motocicletas. As equipes trabalharam para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar motoristas e pedestres e efetuar os bloqueios necessários.

Inaugurado novo BRS no Centro

Também nesta quinta foi inaugurado o corredor BRS Estácio-Carioca, que vai dar mais fluidez ao trânsito, com uma faixa exclusiva para ônibus. O BRS vai fazer o caminho de volta do BRS Carioca-Tijuca, inaugurado em setembro. O BRS Estácio-Carioca faz parte do plano para minimizar os impactos no trânsito com o fechamento da Perimetral, marcado para as 19h do dia 2 de novembro. O novo corredor permitirá redistribuição operacional de 15% das linhas intermunicipais que vêm de Niterói e São Gonçalo, promovendo a integração com o Metrô, na estação Estácio.

O corredor tem 4,2 quilômetros de extensão e começa na Rua Haddock Lobo, na Tijuca, passa pelo Largo do Estácio, segue pela Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martins Sá, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação, Avenida Chile e Largo da Carioca, até a Avenida Almirante Barroso. Com a implantação, vai haver inversão de mão na Rua do Matoso, trecho entre a Rua Santa Amélia e a Praça da Bandeira.

A Perimetral também será fechada para testes no fim de semana. No sábado, o elevado fecha no sentido Gasômetro das 14h às 17h. A Via Binário abre no mesmo horário e sentido. Segundo o prefeito, esse teste não será feito mais cedo para não prejudicar os estudantes que farão o Enem. Também no sábado, a CCR Barcas vai inaugurar a nova estação na Praça Arariboia, em Niterói, com o objetivo de atender o aumento da demanda de passageiros na ligação entre a cidade e o Centro do Rio. Já no domingo, os dois sentidos da Perimetral ficarão fechados entre 14h e 17h, no mesmo período em que a Via Binário do Porto estará aberta.

A Via Binário do Porto será aberta de vez ao trânsito de veículos no mesmo dia em que a Perimetral for fechada. A implosão do elevado, no trecho entre o Gasômetro e Armazém 6, na Praça Mauá, será iniciada duas semanas depois, no dia 17.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rodrigues-alves-sera-fechada-no-dia-14-para-implosao-da-perimetral-1-10523928#ixzz2igbndhRD 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.