Avenida Rio Branco opera em mão única no trecho entre a Presidente Vargas e a Praça Mauá

09/02/2014 - O Globo

Conclusão da alteração viária ocorreu na manhã deste domingo
Obras fecham a Avenida Brasil na noite deste domingo, às 21h

LEONARDO BARROS
PAULO ROBERTO ARAÚJO

 Agente da CET-Rio orienta motoristas Foto: Fabio Rossi
Agente da CET-Rio orienta motoristas
Foto: Fabio Rossi

Agente da CET-Rio orienta motoristas Fabio Rossi

RIO - A implantação da mão única na Avenida Rio Branco, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Praça Mauá foi concluída às 7h10m da manhã deste domingo. A via está liberada ao tráfego e opera apenas no sentido Praça Mauá. O trânsito, liberado para ônibus e carros, não apresentou problemas pela manhã. Agentes de trânsito orientam os motoristas no local. A avenida será a melhor alternativa para os motoristas procedentes do Centro com destino à Via Binário do Porto. Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Alberto Osorio, o lado direito deste trecho da Rio Branco será destinado aos pontos terminais de ônibus frescões intermunicipais.

— Com o deslocamento destes ônibus para a Rio Branco, vamos tirá-los do miolo do Centro, que sofrerá um impacto significativo no fluxo a partir do dia 16, quando vamos fechar definitivamente o Mergulhão da Praça XV e transformar o outro trecho da Rio Branco, entre Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, em mão dupla para ônibus e táxis.
Osorio informou que a prefeitura vai reforçar o número de guardas municipais e agentes de trânsito a partir desta segunda-feira no Centro, já com vistas às mudanças do dia 16:

— Os motoristas devem evitar o Centro principalmente nos horários de pico, pela manhã e à tarde. Se houver necessidade de ir ao Centro, as melhores opções são as barcas, o Metrô ou os ônibus, além da carona solidária. É importante, também, observar as novas rotas dos ônibus, que terão seus terminais e rotas alterados – alertou.

O secretário de Transportes informou também que pediu à CCR Barcas para aumentar a oferta de barcas para a Ilha do Governador:

— Já nos comprometemos a mudar o sistema viário da Ilha do 

Governador, direcionando o fluxo para o Cocotá, assim que for aumentar a oferta de barcas para a Praça Quinze. Como aconteceu com a linha de Rio-Niterói, o aumento da oferta de barcas na linha de Cocotá vai ajudar a reduzir ainda mais o número de carros e ônibus no Centro. Infelizmente, ainda usamos muito pouco o transporte aquaviário na Baía de Guanabara. A linha para Niterói já transportou 200 mil pessoas por dia, caiu para 40 mil e agora está crescendo de novo, chegando a 100 mil usuários por dia – comentou Osorio, lembrando que nesta segunda-feira também começa a funcionar o estacionamento na área da Supervia da Estação de Barão de Mauá, na Avenida Francisco Bicalho.

Obras fecham a Avenida Brasil

Interditada na noite de sábado para a realização de obras, a Avenida Brasil foi reaberta ao tráfego às 3h deste domingo, na altura de Ramos, cerca de três horas antes do previsto. Ficaram fechadas duas pistas sentido Zona Oeste e a pista central sentido Centro, na altura de Ramos. O bloqueio na via expressa ocorre para obras de implantação do Arco Estaiado do BRT Transcarioca. De acordo com o Centro de operações da prefeitura, a via expressa foi aberta antes do esperado para dar mais fluidez ao trânsito, engarrafado desde o início do bloqueio.O mesmo trecho voltará a ser interditado na noite deste domingo, às 21h, e só será reaberto às 4h da segunda-feira.

Passarela provisória é retirada da Radial Oeste

Cerca de quatro horas após o início da operação de remoção da passarela provisória do Complexo do Maracanã, a Radial Oeste foi liberada ao tráfego de veículos, em ambas as direções. Também estão totalmente abertos o acesso à Radial Oeste do Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Avenida Manoel de Abreu.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/avenida-rio-branco-opera-em-mao-unica-no-trecho-entre-presidente-vargas-a-praca-maua-11551605#ixzz2srk2vFGK 

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.