Nova etapa no alargamento da Rua Benjamin Constant

25/12/2014 - O Fluminense

David Tavares e Poliana Couto

Para a nova etapa, restam seis imóveis, onde  três já estão sendo demolidos para finalização do recuo. Foto: Maurício Gil
As obras de alargamento da via vão entrar em sua segunda fase, com quase 60% do serviço já concluído, de acordo com informações da Prefeitura de Niterói

As obras de alargamento da Rua Doutor Benjamin Constant, no Barreto, Zona Norte de Niterói, entraram em nova etapa. Segundo a Prefeitura de Niterói, cerca de 60% das obras já estão concluídas. Ainda de acordo com o Executivo, para a nova etapa, restam seis imóveis, onde  três já estão sendo demolidos para finalização do recuo. A previsão para o término das obras é o primeiro semestre de 2015.

No trecho que vai do supermercado Assaí até a Rua Carlos Gomes, já houve remoção de imóveis desapropriados, postes, além de drenagem, troca do solo, substituição da base, frenagem e recapeamento da via. A Prefeitura, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), segue com a missão de tentar desafogar o trânsito da Zona Norte até o Centro da cidade, no trecho de aproximadamente 800 metros.

As obras da via são realizadas apenas durante o dia e para garantir a segurança de motoristas e pedestres foram colocados cones de sinalização para orientar a passagem de pedestres.

Em relação aos postes de energia elétrica que deverão ser remanejados, a Ampla, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade informa que executou em fevereiro deste ano a realocação de postes e da rede elétrica da primeira parte da obra de alargamento. A empresa esclarece que ainda não recebeu solicitação formal do governo municipal para a execução da segunda etapa do serviço.

Segundo comerciantes do local, a Prefeitura entrou em acordo com donos de estabelecimentos e moradores dos imóveis que precisam ser removidos. Eles serão indenizados para que a expansão da via seja realizada.

"Espero que funcione mesmo tudo isso que está sendo feito. O trânsito é complicado demais aqui na região e obras assim podem ajudar a desafogar. Esperamos que dê certo", disse o veterinário Marcos Rodrigues, morador da região.

O objetivo do alargamento é garantir a fluidez do trânsito no Barreto, por meio da ampliação da via e da reforma urbana. Com isso, motoristas terão mais facilidade para realizarem o trajeto entre a Zona Norte e o Centro da cidade, facilitando também a rotina dos motoristas que trafegarem pela área do Barreto e nas pistas da Avenida do Contorno, como alternativa. Além disso, também estão previstos no projeto um novo tratamento paisagístico.


O Fluminense