Um quarto da perfuração do novo Túnel do Joá já está pronto

Ainda na primeira quinzena deste mês, intervenções serão nos dois sentidos da via

POR RENAN ALMEIDA

05/03/2015 - O Globo


O novo Túnel do Joá: de 400 metros, cem já foram perfurados - Marcelo Carnaval

RIO - Com a detonação da segunda carga diária de explosivos, às 21h30 de quarta-feira, 25% do novo Túnel do Joá já foi perfurado. Em dois meses, as obras avançaram cem metros — de um total de 400 — por dentro da rocha. Agora, 36% das obras de ampliação de todo o Elevado do Joá já estão concluídas.

A previsão é que o ritmo dos trabalhos dobre este mês, já que ainda na primeira quinzena as perfurações passarão a acontecer em duas frentes — no sentido Barra e no sentido São Conrado —, e os operários vão avançar oito metros por dia, em vez dos quatro atuais. As detonações são feitas duas vezes ao dia — às 14h e às 21h30m —, utilizam 150kg de explosivo e levam à interdição do elevado por cerca de 30 minutos.

As obras preveem ainda o alargamento de um trecho de 410 metros de extensão na saída do túnel até a Ponte da Joatinga, para evitar um gargalo no trânsito. Haverá também uma nova ponte, ao lado da já existente, ampliando a capacidade total de quatro para seis faixas de rolamento. A Avenida Ministro Ivan Lins também será alargada até a altura da ponte velha, nas proximidades da Praça Euvaldo Lodi. As intervenções vão aumentar em 35% a capacidade de escoamento do tráfego na Lagoa-Barra.

No antigo elevado, no sentido São Conrado, será construída uma ciclovia com 3.100 metros de extensão e 2,5 de largura. Quando pronta, a via se conectará com a ciclovia em construção na Avenida Niemeyer e permitirá que ciclistas pedalem à beira-mar de Copacabana até a Barra da Tijuca.

— Existem dois polos em grande expansão no Rio: a Zona Oeste e a Zona Sul. Hoje, o sistema viário tem uma capacidade muito abaixo da demanda de veículos. É fundamental que se amplie a rede viária dessas áreas, porque a tendência é que o número de carros cresça — avalia o engenheiro civil Gilberto Gonçalves, especialista em transportes.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/um-quarto-da-perfuracao-do-novo-tunel-do-joa-ja-esta-pronto-15506710#ixzz3TVbCb3Gi 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.