Justiça determina reintegração de posse do prédio do Flamengo, arrendado por Eike Batista

Edifício, na Avenida Rui Barbosa, foi invadido por cerca de 100 pessoas na madrugada de terça-feira

POR GISELLE OUCHANA

09/04/2015 - o Globo

RIO - O juiz Leonardo Alves Barroso, da 36ª Vara Cível, concedeu, na tarde desta quinta-feira, liminar de reintegração de posse do Edifício Hilton Santos, localizado na Avenida Rui Barbosa 170, atendendo a uma solicitação do Clube de Regatas do Flamengo. O prédio foi invadido por cerca de 100 pessoas na madrugada da última terça-feira. No local funcionava a antiga sede do instituição.

De acordo com a direção jurídica do clube, o Flamengo se antecipou e ajuizou a ação para resguardar seu patrimônio, diante da inércia do Grupo EBX, que arrendou o edifício em 2013.

— O que o Flamengo fez foi se antecipar, porque a propriedade é o nosso maior patrimônio material. Não podíamos aguardar a tomada de decisão do locatário — explicou o diretor jurídico do clube, Bernardo Accioly.

De acordo com decisão judicial, além da Polícia Militar, a reintegração de posse será realizada com o apoio de agentes das secretarias municipais de Direitos Humanos e Assistência Social. Médicos e ambulâncias também estarão a disposição dos invasores, para evitar. Toda mobilização foi exigida para evitar qualquer tipo de confusão entre os envolvidos.

"Oficie-se, com urgência, a Prefeitura do Rio de Janeiro comunicando o deferimento da liminar de reintegração, para viabilizar, por conseguinte, eventual auxílio de médicos e assistentes sociais para a realização do ato. Expeçam-se mandados, devendo o Sr. Oficial de Justiça, caso necessário, solicitar apoio policial, bem como acompanhamento da Prefeitura do Rio de Janeiro", escreveu o magistrado.

Segundo Bernardo Accioly, o Clube de Regatas do Flamengo quer que tudo seja feito com o máximo de cuidado, evitando confusão e confrontos na frente do edifício.

— Não queremos confusão por uma questão humana e até de imagem. Esse prédio é um marco do Flamengo. É importante que tudo seja feito com cuidado — disse o diretor jurídico do Flamengo.

A maioria dos invasores faz parte do mesmo grupo que ocupou o terreno da Cedae, na Via Binário, na semana passada. Na ocasião, eles foram retirados por policiais militares e guardas municipais. Cerca de 60 pessoas desse grupo também ocuparam a escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, mês passado. Em 2014, centenas de famílias invadiram o galpão onde funcionou a fábrica de plástico Tuffy Habib, no Complexo do Alemão. Em abril do mesmo anp, o grupo também participou da invasão ao terreno da Oi, no Engenho Novo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/justica-determina-reintegracao-de-posse-do-predio-do-flamengo-arrendado-por-eike-batista-15825517#ixzz3WqS0rBPn 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.