Detonação marca o fim da perfuração de novo túnel do Joá

15/06/2015 - O Globo

Uma explosão pôs fim à perfuração do Túnel São Conrado, que faz parte do novo trecho do Elevado do Joá. O prefeito Eduardo Paes participou da detonação, que aconteceu às 8h03m de ontem e teve ares cinematográficos. A partir de agora, outras detonações vão ocorrer para a construção do segundo túnel, o Joá, que terá 450 metros de extensão.

— É um caminho que se abre na paisagem para melhorar o fluxo entre São Conrado e Barra, da Zona Sul para a Barra. É uma obra olímpica e um legado para os cariocas que se deslocam pela cidade diariamente. Vai unir e integrar a cidade — disse o prefeito.

O Túnel São Conrado tem 220 metros. Cinquenta e cinco por cento das obras de expansão do Elevado do Joá, que começaram em fevereiro deste ano, já foram concluídas. Além dos dois novos túneis, o projeto conta com duas faixas de rolamento a partir de São Conrado, no sentido Barra, um viaduto e uma ciclovia, que vai se chamar Tim Maia, pois fará a ligação do Leme ao Pontal.

FAIXA PARA ÔNIBUS EM ESTUDO

A conclusão da obra, que vai possibilitar um aumento de 35% na capacidade do trânsito na região, está prevista para o primeiro semestre do ano que vem. A Linha 4 do metrô também passará por ali.

Paes ressaltou que é preciso INVESTIR cada vez mais em transporte público para melhorar o trânsito na cidade e anunciou a possibilidade de criação de uma faixa preferencial para ônibus no local.

— Pode ser que aqui haja uma faixa preferencial para ônibus. A Secretaria de Transportes está estudando — disse Paes, acompanhado do deputado federal Pedro Paulo ( PMDB), ex- secretário municipal de Coordenação de Governo.