Obra para construção do BRT Transbrasil interditará mais três pontos da Avenida Brasil


Bloqueios, que começam nesta quinta-feira, ocorrerão em Manguinhos, Bonsucesso, e na altura do Trevo das Missões

24/06/2015 - O Globo



RIO - Para dar continuidade às obras de construção do BRT Transbrasil, a prefeitura interditará a Avenida Brasil em outros três pontos, a partir do último minuto desta quarta-feira. Os novos bloqueios serão na altura do entroncamento com a Rodovia Washington Luís (Trevo das Missões) e nas proximidades das passarelas 6 (Manguinhos) e 7 (Bonsucesso). Até sábado, os fechamentos ocorrerão sempre das 23h59m até as 5h, para a movimentação de equipamentos e material. As obras nestes trechos terão início, efetivamente, a partir das 5h de sábado.

VIADUTO NO TREVO DAS MISSÕES

O primeiro bloqueio será feito na madrugada desta quinta-feira, e será necessário para mobilizar os equipamentos e viabilizar as intervenções para a construção do viaduto no Trevo das Missões, no entroncamento da Avenida Brasil com a Rodovia Washington Luís.

Serão interditadas as pistas centrais da Avenida Brasil, em ambos os sentidos, nos dias 24, 25 e 26 de junho (quarta, quinta e sexta), a partir das 23h59m até as 5h do dia seguinte. Os fluxos serão desviados pelas pistas laterais (ambos os sentidos).

Já no sábado, a partir das 5h, será iniciada a obra de construção dos pilares de sustentação do viaduto, e serão parcialmente interditadas as pistas centrais da Avenida Brasil. A obra passará a ocupar uma faixa da pista central, sentido Deodoro, e uma faixa da pista central, sentido Centro, ambas junto ao canteiro divisor central. A redução do número de faixas na via permanecerá até o término da obra.

Em função do bloqueio de uma faixa em cada sentido, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida na Avenida Brasil. Os reflexos no trânsito podem ocorrer principalmente nos horários de pico da manhã e da tarde, não só na Avenida Brasil, como também nas rotas alternativas de circulação.

OBRAS EM BONSUCESSO

A partir de sábado, a obra do corredor BRT Transbrasil, entre a Linha Amarela e a passarela 10, passará a ocupar toda a pista central da Avenida Brasil, sentido Deodoro, entre meia-noite e 5h. Para viabilizar a interdição total da pista central durante a madrugada, o desvio será feito pela pista lateral e novas agulhas serão implantadas no local.

A partir das 5h do sábado, haverá a interdição de mais uma faixa na pista central, sentido Deodoro, no trecho entre a Linha Amarela e a Passarela 10, para continuação das obras, totalizando três faixas interditadas na pista central sentido Deodoro.

De acordo com a prefeitura, uma nova faixa será criada com a retirada de parte do canteiro lateral (entre a pista central e lateral), de forma a manter duas faixas liberadas para veículos na pista central sentido Deodoro (situação atual). As faixas exclusivas para ônibus, até o momento instaladas, serão mantidas para garantir a prioridade ao transporte público.

Em função das alterações, os reflexos no trânsito podem afetar não somente a Avenida Brasil como a Linha Amarela, principalmente nos horários de pico da tarde.

PUBLICIDADE


RETIRADA DE PASSARELA EM MANGUINHOS

Também no início da madrugada de sábado, será iniciada a retirada da passarela 06, em Manguinhos, na altura da Fiocruz. Serão interditadas totalmente as pistas laterais em ambos os sentidos, até às 5h de sábado. Os desvios serão feitos pelas pistas centrais da Avenida Brasil.

Durante a interdição, o ponto de ônibus existente nas proximidades da passarela 06, no sentido Centro, será transferido para a pista central. Segundo a prefeitura, para viabilizar a parada dos ônibus e a segurança dos usuários, o ponto provisório será protegido por uma linha de cones ("baia invertida"). No sentido Deodoro, os veículos serão desviados para uma pista adjunta à pista lateral.

Para concluir a retirada da passarela, no início da madrugada de domingo, serão interditadas totalmente as pistas centrais, em ambos os sentidos, até as 7h. Os desvios serão feitos pelas pistas laterais da Avenida Brasil.

PRINCIPAIS ROTAS ALTERNATIVAS

- Linha Vermelha;

- Penha/Olaria/Bonsucesso:

- Avenida Lobo Júnior, Uranos, Democráticos

- Teixeira de Castro, Leopoldo Bulhões

As rotas próximas às saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:

- Avenida Dom Helder Câmara

- Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio

- Avenida Pastor Martin Luther King Junior

No sentido contrário, Centro / bairros poderão ser utilizadas as mesmas rotas alternativas (Leopoldo Bulhões, Dom Helder Câmara e Linha Vermelha).

A prefeitura recomenda o uso do transporte público para o deslocamentos da população.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/obra-para-construcao-do-brt-transbrasil-interditara-mais-tres-pontos-da-avenida-brasil-16544264#ixzz3e1uXHQmZ 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.