Galeria do Túnel Transolímpico chega à última fase de construção

05/08/2015 - O Globo

RIO - O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes acompanharam, na manhã desta terça-feira, a última fase da construção da galeria do Túnel Transolímpico, que marca a etapa final da obra da via de 25 quilômetros que ligará os bairros do Recreio, Barra, Deodoro, Curicica, Colônia, Taquara, Jardim Sulacap, Vila Militar e Magalhães Bastos.

Com a conclusão da obra, estima-se que o tempo médio de viagem no percurso seja reduzido em 60%, passando de duas horas e meia para apenas meia hora. Cerca de 55 mil veículos deverão trafegar diariamente na via, que também servirá de corredor para o BRT, beneficiando ao menos 70 mil passageiros por dia, quando estiver em plena atividade.

Após a detonação cenográfica, com direito a barulho de explosão e o uso de uma retroescavadeira para desobstruir uma espécie de parede, construída por operários na noite desta segunda-feira, já que a galeria estava completamente escavada há 20 dias, Paes e Pezão surgiram em meio à passagem e atravessaram o túnel a pé, seguindo até o trecho onde será erguida a praça de pedágio. Resultado de uma Parceria Público Privada (PPP), a obra tem custo previsto de R$ 2,2 bilhões.

Depois de percorrer o túnel, o prefeito Eduardo Paes disse que a obra vai tornar a cidade mais integrada e justa e ressaltou que o Rio não vai parar de gerar obras e empregos. Paes agradeceu a parceria com o governador Pezão e a presidente Dilma Rousseff.

O quinto maior túnel da cidade tem duas galerias, totalizando 1,5 quilômetro de extensão. Todo o trecho será monitorado por câmeras com imagens transmitidas em tempo real para o Centro de Controle e Operações da prefeitura. O túnel contará com gerador próprio para alimentar iluminação de LED e um sistema à prova de apagões e prevenção contra incêndio.