Transoeste ganhará novas estações até o segundo trimestre de 2016

Três das sete unidades da extensão da linha até o Jardim Oceânico estão quase prontas

POR DARLAN DE AZEVEDO

15/08/2015 - O Globo


Quase pronta. A nova estação do Transoeste, na altura do Freeway: obra é extensão do BRT até o Jardim Oceânico - Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO - Três das sete novas estações do BRT Transoeste, que vão ligar o Terminal da Alvorada ao Jardim Oceânico, através da Avenida das Américas, estão quase prontas. As obras de extensão do corredor em seis quilômetros fazem parte do lote Zero, o último trecho da linha que ainda falta ser finalizado, hoje com 66% dos trabalhos concluídos. A previsão é que o traçado fique pronto até o segundo trimestre de 2016.

Obra ficou 25% mais cara

O formato das estações, que começaram a ser construídas em julho, já pode ser visto na altura da Avenida Jornalista Ricardo Marinho, do Freeway e do Barra Garden. Quem passa pelo local vê que os transtornos comuns à obra estão com os dias contados. Devido às intervenções, uma faixa da via costuma ser interditada, e o trânsito, segundo moradores, piora nos horários de pico.

— É muito difícil sair de casa no horário de rush. Infelizmente, precisamos passar por este sacrifício para termos um benefício no futuro. Perco, todos os dias, duas horas só para chegar ao Centro da cidade. Só quero que fique logo pronto — diz Manoel Bulhosa, presidente da Associação de Moradores do Bosque Marapendi.

Ao todo, são seis as estações sob responsabilidade da prefeitura: além das três citadas, também estão em construção as que ficam perto do BarraShopping, do Parque das Rosas, e do Bosque Marapendi. A exceção é a estação de integração do Jardim Oceânico, cujo projeto está sendo desenvolvido pelo Consórcio Rio-Barra e o estado.

— Poucas pessoas têm a conscientização de que é preciso evitar o uso do carro. Temos que continuar investindo em transporte público de qualidade, senão o trânsito não vai diminuir — ressalta Azaury Alencastro, morador do bairro, que tem casa nas imediações do Supermercado Extra.

Segundo a Secretaria municipal de Obras, a revisão do projeto, em 2013, elevou os custos. Os gastos, agora, estão estimados em R$ 114 milhões, cerca de 25% a mais do que havia sido planejado. O traçado completa os 52 quilômetros da via, em operação atualmente entre a Barra e Paciência, com 55 estações.

Com a ampliação, o Transoeste passará a transportar 230 mil pessoas por dia. Atualmente, cerca de 154 mil passageiros utilizam o BRT diariamente.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/transoeste-ganhara-novas-estacoes-ate-segundo-trimestre-de-2016-17193769#ixzz3itXfSdPv 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.