Acordo prevê fim de charretes em Paquetá

17/12/2015 - O Globo


As tradicionais charretes de Paquetá podem estar com os dias contados. Ontem, a OAB-RJ assinou um acordo com os membros da Associação de Charreteiros da ilha que visa a acabar com o serviço. O principal objetivo é a substituição do uso de cavalos por carros elétricos.

A proposta é do presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB-RJ, Reynaldo Velloso, que vai lançar uma campanha de arrecadação de fundos para que a ideia possa ser implementada. Para isso, ele vai buscar o apoio de entidades como Senac, que atuaria na capacitação dos charreteiros para o uso do novo instrumento de trabalho.

— Precisamos acabar com a herança do chicote. Uma nova vida surgiria para esses profissionais caso a medida fosse implementada. A posição unânime dos profissionais da ilha pelo fim das charretes facilitou o entendimento no sentido de construir essa parceria — afirmou Velloso, ressaltando que a arrecadação de fundos será supervisionada pelo Ministério Público estadual.

Atualmente, 17 charreteiros guiam os 35 cavalos chamados de "escravos” na ilha. Com a chegada dos carros elétricos, os animais irão para "santuários” particulares, sítios ou fazendas onde não serão usados em charretes, carroças ou montaria.

— A assinatura do acordo foi o primeiro passo. A partir disso, vamos dar vários outros, inclusive com a criação de um grupo de trabalho dentro da CPDA. É um trabalho para três ou quatro meses — ressaltou Velloso, que também vai conversar com o empresariado para apoiar o projeto.

ACORDO COMO EXEMPLO

Inicialmente, a intenção é conseguir 17 carros elétricos. Com o apoio de empresas e entidades, um documento poderá ser redigido proibindo que, no futuro, novas charretes sejam implantadas na região.

— É algo inédito. O próprio charreteiro diz que não quer mais charrete. Se conseguirmos levar o projeto adiante, vai ser um exemplo para todo o país. É primeira vez que uma cidade que sempre usou charrete quer abrir mão disso.