Casa do Capão do Bispo está sem vigilância há um mês

06/08/2016 - O Globo

Local passou a ser frequentado por usuários de drogas
   
POR THALITA PESSOA 

Histórico. Casa do Capão do Bispo está abandonada desde 2011 - Guilherme leporace / Guilherme leporace

RIO — Sem uso desde 2011, quando o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) deixou de funcionar no local, a Casa do Capão do Bispo, em Del Castilho, agora enfrenta um perigo real de invasão. O local, que contava com vigilância 24 horas, há mais de um mês não tem qualquer tipo de segurança. O motivo, segundo moradores e comerciantes, é a falta de pagamento dos vigilantes pelo governo do estado, que administra o local. Sem qualquer supervisão, usuários de drogas têm frequentado o local.

— O portão de ferro que fecha o terreno caiu com uma ventania. Alguém colocou em pé de novo, mas existem reclamações de moradores de entra e sai de usuários de drogas, principalmente à noite — relata a designer Claudia Waddington, que trabalha perto ao local.

O bancário aposentado Antônio Soares e Gusmão queixa-se do estado de abandono.

— Um local deste sem qualquer cuidado ou vigilância tem tudo para virar uma cabeça de porco se continuar assim — diz ele, que mora no bairro, lembrando que a construção é uma das mais antigas propriedades rurais do estado do Rio e sua casa, sede da fazenda, é o que sobrou da sesmaria doada por Estácio de Sá aos jesuítas.

Procurada, a Secretaria de Cultura do estado informou que encaminhou projeto de restauro da sede-casa para o orçamento. Mas que, “devido às dificuldades financeiras que o estado enfrenta, a contratação dessas obras ainda não foi possível" e que busca parcerias para que a recuperação aconteça o mais brevemente possível.